terça-feira, fevereiro 07, 2006

referências / BELMIRO DE AZEVEDO


"Afinal, o mais importante - suponho que para todos nós e, seguramente, para mim - nesta curta passagem pela Terra é procurar manter o estar e o ser em harmonia no máximo de tempo possível ao longo da vida. E, quando tivermos de partir, desejar serenamente deixar de estar antes de deixar de ser. Isto é, viver lucidamente a última etapa da vida."
(Lagos, 7 de Agosto de 2001, último parágrafo de 'Belmiro História de uma vida', Magalhães Pinto, Lisboa, Âncora Editora, 2001)

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

offside / SALOIOS

Os saloios dos ministros portugueses do governo Sócrates (o que antes de atingir o estrelato primo-ministerial era visto a esquiar na Serra Nevada como quem vai ao supermercado em fato-de-treino), agora até a dignidade de Estado já parece terem perdido.
Alinhadinhos, curvados perante os olhares de Bill Gates e do chefe do governo, prestaram-se a esta ridícula figura que, como não podia deixar de ser, Marcelo Rebelo de Sousa (o campeão do comentário superficial) também demoradamente assinalou na sua retórica de ontem.
Tudo aquilo em nome do 'CHOQUE TECNOLÓGICO' ...
Será que Portugal virá algum dia a ser internacionalmente reconhecido como um país especializado em vender choques tecnológicos?
Se não, como tudo indica, os saloios dos ministros, com atitudes destas, não se prestam senão a descer abaixo dos mínimos aceitáveis como dignidade do Estado português, que é o muito pouco que nos resta para salvarmos a face.

quinta-feira, fevereiro 02, 2006

descaminhos / O TRAPALHÃO-MOR


Perante a sucessão interminável de episódios e trapalhadas do governo que Sampaio fez eleger para substituir o de Santana, Sampaio não diz nada?
Só falando dos mais recentes, dos de há dois dias, ele é o MIT e as declarações do primeiro responsável pelo Plano Tecnológico, ele é as escolas todas em banda larga quando muitas nem computador têm...
Hoje mesmo, o tema é a ilegalidade e o abuso de poder que o governo Sócrates tanto gosta de exibir, com total arrogância: em S. Bento, está a funcionar um sistema de informações à margem da lei, pondo em causa um dos mais elementares direitos de cidadania!
Santana, o alegado trapalhão, só pode ser visto como um menino de coro, quando comparamos a sua actuação como primeiro-ministro, com a do trapalhão Sócrates...
Sampaio não tem mesmo nada a dizer?
Afinal quem é que é, no meio disto tudo, o trapalhão-mor?

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

offside / O SUPER-HOMEM


Conseguir-se-á descortinar nesta figura capacidades de super-homem?
Só com instrumentação especialmente concebida para o efeito, teríamos condições para perceber onde estão as características de super-homem, em Sócrates.
A acumulação do cargo de primeiro-ministro com o de líder da comissão permanente do PS, não sendo caso para um super-homem, demonstra apenas a concepção concentracionária do poder que o homem tem.
Já se tinha vislumbrado, com a colocação de apaniguados por todo o aparelho de estado, qualquer coisa nesse sentido. Agora está connfirmado, o governo não é o governo de todos os portugueses, é o governo dos socialistas!
Vai ser uma coabitação interessante ...

segunda-feira, janeiro 30, 2006

hope / Machadada na Burocracia

a César o que é de César
Sócrates está a surpreender com esta de se atirar à séria à burocracia - que é bem sentido por todos, muitas gerações incluídas, constituir um dos entraves maiores ao desenvolvimento mínimo garantido, do país.
É um sinal!
É uma luz ao fundo do túnel...mas são montanhas, enormes montanhas, as que tem de remover só para limpar a porcaria imensa que já acumulou desde que entrou para o governo.
...Quanto mais para acabar com o entranhadissimo atraso de que Portugal tão descarada e vergonhosamente padece!

domingo, janeiro 29, 2006

postaberta / A MARIA CAVACO SILVA



Senhora Dra. Maria Cavaco Silva,

As fotografias que encimam esta postaberta transmitem-nos a ideia de uma futura primeira-dama, não coincidente com o que, à boca pequena, se comenta acerca da imagem que V. Exa. terá deixado enquanto mulher do ex-primeiro ministro Cavaco Silva.
O seu marido surpreendeu muita gente - e terá recebido muitos votos - por ter referido na campanha que é um homem diferente do que foi enquanto primeiro ministro.
Pode parecer despiciendo, mas é da maior importância que V. Exa. assuma uma postura diferente da que mostrou nessa altura.
As mulheres, em Portugal hoje, constituem mais de 50% da população, estando a atingir mesmo os 53%.
Não foi V. Exa. que foi eleita Presidente da República (PR) mas não deve ignorar o papel que uma acção adequada, bem posicionada, do 'cargo' de mulher do PR pode representar como estímulo para o colectivo nacional.
Há muitas décadas - muitas mais do que as décadas que temos de vivência democrática pós-revolução de 1974 -, que as primeiras damas não desempenham um papel consonante com o seu estatuto.
Ou porque, de um lado, houve um longo consulado de primeiro ministro todo-poderoso solteiro, ou porque, de outros lados, o machismo de PR's esquerdosos casados acabrunhou qualquer veleidade nesse sentido.
A magistratura de influência da primeira dama tem mais importância do que se vislumbra à vista desarmada e V. Exa. está por isso obrigada a deixar o recato das suas coisas pessoais para se dedicar às suas coisas públicas.
Pode fazer história, sem contudo misturar o seu papel com o do seu marido.
Diz-se que V. Exa. tem sido determinante nas decisões mais importantes da vida do seu marido, vida que cada vez mais se confunde, nestas épocas, com a vida do país.
Não é difícil presumir que é verdade e, assim sendo, o que se lhe pede é que deixe de actuar na sombra e passe a desempenhar o 'cargo' de modo inovador, com eficiência, marcando a diferença para com as suas aborrecidas antecessoras.
O que se lhe pede é que ponha ao serviço da sociedade o bom senso, a capacidade e a inteligência que, com comprovado sucesso, tem usado no aconselhamento da vida política do seu marido.
Num país em que à maioria das mulheres é vedado permanente e sistematicamente o acesso aos lugares de poder de decisão, esperamos que nos surpreenda com uma acção ponderada, conhecedora dos limites, mas notória.
Cumprimentos.

sexta-feira, janeiro 27, 2006

descaminhos / O Condecorador

SAMPAIO 'O Condecorador'

Fez da Presidência da República a fonte primária da crescente ausência de autoridade do Estado, com discursos elípticos, imperceptíveis, contradições sucessivas, episódios muitos, sem conta, trapalhadas inimagináveis...

É a personificação da patetice política. Agora, em linha com todo o seu mandato de 10 anos, ao longo do qual condecorou tudo e todos, condecorou também empresários, massivamente.

Empresários que, apesar de sistematicamente e permanentemente vilipendiados pelo poder político, acorrem solícitos para receberem a coleira dos submissos!

Para a receberem das mãos de um poder político inerte, decadente, maldizente precisamente do papel dos empresários na grandiosa feira de vaidades que é a sociedade portuguesa destes dias.

Para a receberem dos mais altos representantes de um estado que alguns publicamente referem como a Argentina da Europa.

O quadro não poderia ser mais desolador e demonstrativo da desnecessidade de um regime republicano porque, com o regime monárquico, sempre havia argumentos para a chegada da patetice à chefia do estado.

quinta-feira, janeiro 26, 2006

hope / Algarve

É a esperança que nos resta: um algarvio na Presidência da República e um americano no Algarve!
Mas não é um americano qualquer, é "o protótipo do homem de negócios", como refere o Correio da Manhã.
Tinha ou não razão em tê-lo tanto tempo na montra?

quarta-feira, janeiro 25, 2006

offside / é Trump a mais...

Não estará o Trump há tempo de mais em exposição aqui?

domingo, novembro 27, 2005

referências / DONALD TRUMP


"WHAT SEPARATES THE WINNERS FROM THE LOSERS IS HOW A PERSON REACTS TO EACH NEW TWIST OF FATE"
(Donald Trump, in 'Trumped! the inside story of the real Donald Trump - his cunning rise and specatcular fall', John R. O'Donnell with James Rutherford, New York, Star Books, 1992, p.258)

sexta-feira, novembro 25, 2005

hope / VISÃO DO ABANÃO SEM EUCALIPTO


Segundo Miguel Cadilhe - a quem se tem de adjudicar uma invulgar coragem para os tempos que correm -, Portugal já só lá vai com um abanão.
E não será Cavaco "O Reverente", a quem Cadilhe preferiria apelidar de "O Eucalipto", o homem capaz de abanar.
Cadilhe está a contribuir muito significativamente para demonstrar que, como em outros momentos determinantes da história de Portugal, as reservas da nação, essenciais para a ultrapassagem dos períodos mais críticos da vida do país, se encontram mais no norte do que em outro lado qualquer.
Haja esperança!

quarta-feira, novembro 23, 2005

trapalhadas / FALTAS & FALTAS

Mais uma, para a galeria de trapalhadas do Governo actual, que nasceu das presidencialistas interpretações - e das oposicionistas reivindicações - das trapalhadas do Governo anterior.
Tem Sócrates um Secretário de Estado - que até é da Educação -, o qual não quer que os professores faltem às aulas, mas cujo passado está manchado, precisamente no âmbito da sua vida pública, por uma vergonhosa situação de faltas.
O autismo e a arrogância do Primeiro-Ministro, cada vez mais reconhecido, muito provavelmente, vai manter Valter Lemos no seu posto e, assim, consolidar mais uma valente trapalhada.

domingo, novembro 20, 2005

descaminhos / CAPITULAÇÃO



Em Portugal, assistimos a uma verdadeira capitulação perante uma Espanha prestes a desintegrar-se e a não ser mais do que uma federação de comunidades autónomas, das quais Portugal acaba por ser apenas a que mais cedo se impôs no processo centralizador da península.
Com este passo do futuro Instituto Ibérico de Investigação e Desenvolvimento, avança-se sub-repticiamente, sem qualquer prurido, na efectiva capitulação do país que trinta e quatro gerações de portugueses construíram.
A capitulação já era, aos olhos de todos, económica; agora o passo é num sentido mais franco, mais decisivo, tornando-se irreversível.
Nós cedemos o espaço, em Braga...Espanha fica com o Director, José Ribas, cá!
Nós damos as instalações, eles ficam com o mando...
Imaginemos o inverso: um Director português, a chefiar um Instituto Ibérico de Investigação e Desenvolvimento em Espanha, resultante de um acordo intergovernamental.
Fiquemo-nos pela imaginação, porque alguma vez a Espanha centralista iria aceitar?
O Governo português - com o inestimável patrocínio do comovente Presidente da República que temos tido nestes gloriosos últimos dez anos -, vai de capitulação em capitulação, na mais confrangedora demonstração de impotência, de visão, de estratégia para Portugal, no mundo, na península Ibérica, na Europa, no Atlântico.
Serão enormes os custos de derrubar mais um governo num período de menos de dois anos de duração da sua governação, mas serão ainda maiores os danos de uma política como a que tem vindo a ser seguida e aquela que se perspectiva, uma política de autêntica capitulação.

quinta-feira, novembro 17, 2005

aisthesis / GOSTAVA

Gostava de morar na tua pele
desintegrar-me em ti e reintegrar-me
não este exílio escrito no papel
por não poder ser carne em tua carne.

Gostava de fazer o que tu queres
ser alma em tua alma em um só corpo
não o perto e o distante entre dois seres
não este haver sempre um e sempre o outro.

Um corpo noutro corpo e ao fim nenhum
tu és eu e eu sou tu e ambos ninguém
seremos sempre dois sendo só um.

Por isso esta ferida que faz bem
este prazer que dói como outro algum
e este estar-se tão dentro e sempre aquém.

(Manuel Alegre, Sete Sonetos e Um Quarto, Lisboa, Dom Quixote, 2005, pág. 23)

quarta-feira, novembro 16, 2005

trapalhadas / CONTRA O ORÇAMENTO

Fontes geralmente bem informadas fazem crer que foi a perspectiva política avançada por Cavaco Silva que determinou a mudança de orientação de voto do PSD, de abstenção para contra.
O objectivo seria o de, uma vez eleito Presidente da República, Cavaco Silva não estar de algum modo dependente de uma posição pouco clara do partido que o apoia, quanto ao orçamento.
Tanto mais que se trata de um orçamento que vai vigorar num ano crucial para a decisão sobre se é dissolvida ou não a Assembleia da República, na linha do que o actual presidente já fez, com uma maioria estável.
A dissolver, Cavaco terá de fazê-lo logo no início do mandato, de modo que o novo governo, saído de eleições antecipadas, tenha tempo de agir - invertendo o percurso negativo da economia nacional -, e permitir assim a reeleição de Cavaco para um segundo mandato.

aisthesis / BENDITA

Bendita sejas tu porque mulher
bendita sejas não porque te dás
mas porque o teu prazer é o meu prazer
e só no teu prazer encontro paz.

Correrão muito rios mas o teu
é o que me leva às águas do baptismo
contigo em cada orgasmo eu subo ao céu
noite a noite contigo eu vejo o abismo.

Corre o Jordão e o Tibre os rios correm
contigo em cada orgasmo eu me baptizo
contigo noite a noite a dor e o riso.

Nas curvas do teu corpo os diabos morrem
bendita sejas tu porque me levas
onde a luz do prazer nasce das trevas.

(Manuel Alegre, Sete Sonetos e Um Quarto, Lisboa, Dom Quixote, 2005, pág. 27)

caminhos / A BOA MOEDA


Se a marca do mandato de Carmona Rodrigues na Câmara de Lisboa se exemplifica com os arranjos dos passeios da cidade que estão visivelmente a decorrer - sem que isso aconteça devido à proximidade de eleições -, então estamos no caminho certo.
Bem haja, Pedro Santana Lopes, por ter trazido para a política a boa moeda!