quarta-feira, fevereiro 22, 2006

descaminhos / ANOS DE CHUMBO

Portugal e os portugueses vivem incontestavelmente anos de chumbo.
José da Silva Lopes referiu há dias que o período 2001-2005 foi o pior do pós-guerra em Portugal, do ponto de vista económico, com os efeitos sociais que estão à vista.
Sendo o panorama o que é em 2006 e não havendo qualquer luz ao fundo do túnel em que nos encontramos, percorremos sem dúvida uma década de chumbo.
Sabemos que a monarquia resolveu os problemas históricos mais fundamentais de Portugal, tendo a república recebido um país muito diferente do que hoje temos.
Será este regime republicano capaz de ultrapassar a crise histórica em que mais uma vez nos encontramos?
Exemplos actuais, como a passagem de Sampaio pela chefia do Estado, só podem deixar-nos as maiores dúvidas.
A independência de Portugal esvai-se com a mais explícita das evidências, sem que alguém surja e se imponha com o golpe de asa indispensável.
O mecanismo de acesso aos lugares de poder de decisão está em total degradação, não tanto por questões especificamente constitucionais, mas antes por desacreditação, desmoralização, desmotivação.
Deixou de haver solidariedade em a nação. Cada empresa, cada grupo, cada família, cada indivíduo pensa apenas em si e para si.
E esta atitude preponderante provoca estragos incomensuráveis na capacidade social de reagir.
Vivemos anos de chumbo, de entre os piores da nossa História!

terça-feira, fevereiro 21, 2006

trapalhadas / TRAPALHADAS!

Esteve bem José Ribeiro e Castro, ontem, quando voltou a classificar adequadamente este governo, nascido das trapalhadas e dos episódios que Sampaio não quis identificar.
Esteve mesmo muito bem o Presidente do CDS, ao referir novamente as trapalhadas deste governo, as mais que muitas trapalhadas que se sucedem a um ritmo nunca imaginado, enquanto Sampaio anda a assobiar (e certamente a chorar...) lá para Timor.
Esteve até especialmente bem a representar todos os que não se revêm nesta política de faz-de-conta, designadamente o eleitorado do PSD que está cada vez mais incomodado com o seu líder, também ele um produto da inventona sampaísta dos episódios e trapalhadas.

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

offside / ..."quando a oportunidade espreitar"...


No último EXPRESSO, António Pires de Lima expende as 'expectativas de um eleitor' de Cavaco, assinando como deputado do CDS/PP.
Considera que é preciso "libertar os cidadãos do peso do Estado".
E que "a direita necessita de uma agenda liberal".
Para se "constituir alternativa quando a oportunidade espreitar" !
Temos, portanto, a direita à espera que a oportunidade espreite ...
Com amigos desta estirpe, metidos a ideólogos, a direita não precisará mesmo de inimigos.
"Libertar os cidadãos do peso do Estad0"?
Do que se trata, é precisamente do contrário!
Não são os cidadãos que têm de ser tirados de baixo do Estado, é o Estado que tem de ser tirado de cima dos cidadãos...
Percebe-se a perspectiva de António Pires de Lima, pois o que o CDS/PP fez recentemente, quando esteve no governo com a secretaria de estado dos transportes nas mãos, sob cuja tutela estão uma CP, uma REFER, uma EMEF, foi manter o peso do Estado bem por cima dos cidadãos.
A esmagá-los, sorvendo o erário público de modo totalmente anti-liberal.
Que agenda liberal quer António Pires de Lima então?
Podemos estar certos de que "quando a oportunidade espreitar", o CDS/PP deste deputado lá estará para pôr em prática a ideologia e a política mais anti-liberal que possamos imaginar.
Não é seguramente assim que os portugueses poderão ter alguma esperança.

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

aisthesis / MÁSCARA

trapalhadas / DESCONFEDERADOS




Protagonistas da mais patética descoordenação que se possa imaginar entre pessoas supostamente portadoras de um nível de inteligência mínimo, estes desconfederados são exemplares de uma espécie de seres que caracterizam bem a sociedade portuguesa dos nossos dias.
As trapalhadas em que se meteram duram há anos e muitos mais anos vão durar por estes ditos responsáveis pelo associativismo empresarial não terem as condições mínimas para entenderem que o sistema em que se querem confederar está ainda - mais de 30 anos depois da revolução de 1974 - preso a uma organização das actividades económicas nacionais pensada e imposta nos anos cinquenta do século passado!
O que lhes vale, a estes pobres espíritos arcaicos e condescendentes, sempre prontos a pedinchar subservientemente o que quer que seja junto do Estado e do poder político, é que os 'Compromissos Portugal' que vão surgindo aqui e ali têm por único objectivo dar na veia dos seus mentores uma boa dose de protagonismo espúrio.

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

descaminhos / RECONDUZIDO

Foi reconduzido para mais um mandato, o actual governador do Banco do sétimo país mais endividado do mundo.
E o que é que tem feito este governador para, ao seu nível, contrariar o plano inclinado, inclinadissimo, em que a economia portuguesa se encontra? E para ser reconduzido, portanto?
Tem trabalhado consequentemente para que os bancos financiem adequadamente as empresas que podem criar e manter postos de trabalho e, assim, suster o aumento do desemprego?
Ou tem permitido descaradamente que os bancos apliquem partes desmesuradas da sua capacidade de captação de poupança e crédito na venda de financiamento para compra de habitação?
Este governador, ao não utilizar os instrumentos de que dispõe para obrigar a uma distribuição mais inteligente dos meios financeiros que o sector financeiro pode disponibilizar, tem contribuido activamente para o descalabro da indústria nacional e para a perda da independência económica de Portugal.
A sua recondução apenas confirma a absoluta inconsciência, também política (e não apenas cultural como VPV refere) do primeiro ministro que temos.

quarta-feira, fevereiro 08, 2006

fancy / o verdadeiro duelo e a verdadeira questão



A cena da OPA da SONAE à PT resumir-se-á a um duelo de banqueiros interessados no cash-flow de uma empresa que exibe a posição que tem hoje devido ao descarado abuso de posição dominante que vem praticando no mercado, sob os olhares cúmplices dos poderes públicos?
Nesse duelo será interessante perceber o posicionamento da Autoridade da Concorrência e de Abel Mateus, tão vilipendiado foi por um dos mais próximos de Ricardo Salgado, quando decidiu actuar perante a arrogância da PT no mercado.
Entretanto, que não restem dúvidas quanto ao fim acelerado da história de Portugal independente: o maior accionista da PT é a Telefónica! O banco que apoia integralmente a operação da SONAE, incluindo todas as linhas de crédito da PT, é espanhol!
A banca portuguesa, olhando sistematicamente para o umbigo, tem vindo a deixar cair empresa após empresa, grupo após grupo, imaginando ingenuamente que, sem uma base nacional sólida de empresas e grupos de dimensão média, pode alguma vez ir a algum lado ... !
A Belmiro e ao seu filho, nesta corajosa cruzada, fica a honra de quererem genuinamente um mercado com verdadeira concorrência, contra todos os poderes saqueadores deste pobre país.
Mas Belmiro já tem o Santander bem dentro de casa ...
A verdadeira questão será descobrir quais são os objectivos últimos do Santander e dos seus accionistas, ao apoiarem, como estão a apoiar, as grandes operações dos maiores empresários nacionais.
Não estará simplesmente a levá-los ao colo, na concretização de uma estratégia bem mais ardilosa do que parece?

terça-feira, fevereiro 07, 2006

referências / BELMIRO DE AZEVEDO


"Afinal, o mais importante - suponho que para todos nós e, seguramente, para mim - nesta curta passagem pela Terra é procurar manter o estar e o ser em harmonia no máximo de tempo possível ao longo da vida. E, quando tivermos de partir, desejar serenamente deixar de estar antes de deixar de ser. Isto é, viver lucidamente a última etapa da vida."
(Lagos, 7 de Agosto de 2001, último parágrafo de 'Belmiro História de uma vida', Magalhães Pinto, Lisboa, Âncora Editora, 2001)

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

offside / SALOIOS

Os saloios dos ministros portugueses do governo Sócrates (o que antes de atingir o estrelato primo-ministerial era visto a esquiar na Serra Nevada como quem vai ao supermercado em fato-de-treino), agora até a dignidade de Estado já parece terem perdido.
Alinhadinhos, curvados perante os olhares de Bill Gates e do chefe do governo, prestaram-se a esta ridícula figura que, como não podia deixar de ser, Marcelo Rebelo de Sousa (o campeão do comentário superficial) também demoradamente assinalou na sua retórica de ontem.
Tudo aquilo em nome do 'CHOQUE TECNOLÓGICO' ...
Será que Portugal virá algum dia a ser internacionalmente reconhecido como um país especializado em vender choques tecnológicos?
Se não, como tudo indica, os saloios dos ministros, com atitudes destas, não se prestam senão a descer abaixo dos mínimos aceitáveis como dignidade do Estado português, que é o muito pouco que nos resta para salvarmos a face.

quinta-feira, fevereiro 02, 2006

descaminhos / O TRAPALHÃO-MOR


Perante a sucessão interminável de episódios e trapalhadas do governo que Sampaio fez eleger para substituir o de Santana, Sampaio não diz nada?
Só falando dos mais recentes, dos de há dois dias, ele é o MIT e as declarações do primeiro responsável pelo Plano Tecnológico, ele é as escolas todas em banda larga quando muitas nem computador têm...
Hoje mesmo, o tema é a ilegalidade e o abuso de poder que o governo Sócrates tanto gosta de exibir, com total arrogância: em S. Bento, está a funcionar um sistema de informações à margem da lei, pondo em causa um dos mais elementares direitos de cidadania!
Santana, o alegado trapalhão, só pode ser visto como um menino de coro, quando comparamos a sua actuação como primeiro-ministro, com a do trapalhão Sócrates...
Sampaio não tem mesmo nada a dizer?
Afinal quem é que é, no meio disto tudo, o trapalhão-mor?

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

offside / O SUPER-HOMEM


Conseguir-se-á descortinar nesta figura capacidades de super-homem?
Só com instrumentação especialmente concebida para o efeito, teríamos condições para perceber onde estão as características de super-homem, em Sócrates.
A acumulação do cargo de primeiro-ministro com o de líder da comissão permanente do PS, não sendo caso para um super-homem, demonstra apenas a concepção concentracionária do poder que o homem tem.
Já se tinha vislumbrado, com a colocação de apaniguados por todo o aparelho de estado, qualquer coisa nesse sentido. Agora está connfirmado, o governo não é o governo de todos os portugueses, é o governo dos socialistas!
Vai ser uma coabitação interessante ...

segunda-feira, janeiro 30, 2006

hope / Machadada na Burocracia

a César o que é de César
Sócrates está a surpreender com esta de se atirar à séria à burocracia - que é bem sentido por todos, muitas gerações incluídas, constituir um dos entraves maiores ao desenvolvimento mínimo garantido, do país.
É um sinal!
É uma luz ao fundo do túnel...mas são montanhas, enormes montanhas, as que tem de remover só para limpar a porcaria imensa que já acumulou desde que entrou para o governo.
...Quanto mais para acabar com o entranhadissimo atraso de que Portugal tão descarada e vergonhosamente padece!

domingo, janeiro 29, 2006

postaberta / A MARIA CAVACO SILVA



Senhora Dra. Maria Cavaco Silva,

As fotografias que encimam esta postaberta transmitem-nos a ideia de uma futura primeira-dama, não coincidente com o que, à boca pequena, se comenta acerca da imagem que V. Exa. terá deixado enquanto mulher do ex-primeiro ministro Cavaco Silva.
O seu marido surpreendeu muita gente - e terá recebido muitos votos - por ter referido na campanha que é um homem diferente do que foi enquanto primeiro ministro.
Pode parecer despiciendo, mas é da maior importância que V. Exa. assuma uma postura diferente da que mostrou nessa altura.
As mulheres, em Portugal hoje, constituem mais de 50% da população, estando a atingir mesmo os 53%.
Não foi V. Exa. que foi eleita Presidente da República (PR) mas não deve ignorar o papel que uma acção adequada, bem posicionada, do 'cargo' de mulher do PR pode representar como estímulo para o colectivo nacional.
Há muitas décadas - muitas mais do que as décadas que temos de vivência democrática pós-revolução de 1974 -, que as primeiras damas não desempenham um papel consonante com o seu estatuto.
Ou porque, de um lado, houve um longo consulado de primeiro ministro todo-poderoso solteiro, ou porque, de outros lados, o machismo de PR's esquerdosos casados acabrunhou qualquer veleidade nesse sentido.
A magistratura de influência da primeira dama tem mais importância do que se vislumbra à vista desarmada e V. Exa. está por isso obrigada a deixar o recato das suas coisas pessoais para se dedicar às suas coisas públicas.
Pode fazer história, sem contudo misturar o seu papel com o do seu marido.
Diz-se que V. Exa. tem sido determinante nas decisões mais importantes da vida do seu marido, vida que cada vez mais se confunde, nestas épocas, com a vida do país.
Não é difícil presumir que é verdade e, assim sendo, o que se lhe pede é que deixe de actuar na sombra e passe a desempenhar o 'cargo' de modo inovador, com eficiência, marcando a diferença para com as suas aborrecidas antecessoras.
O que se lhe pede é que ponha ao serviço da sociedade o bom senso, a capacidade e a inteligência que, com comprovado sucesso, tem usado no aconselhamento da vida política do seu marido.
Num país em que à maioria das mulheres é vedado permanente e sistematicamente o acesso aos lugares de poder de decisão, esperamos que nos surpreenda com uma acção ponderada, conhecedora dos limites, mas notória.
Cumprimentos.

sexta-feira, janeiro 27, 2006

descaminhos / O Condecorador

SAMPAIO 'O Condecorador'

Fez da Presidência da República a fonte primária da crescente ausência de autoridade do Estado, com discursos elípticos, imperceptíveis, contradições sucessivas, episódios muitos, sem conta, trapalhadas inimagináveis...

É a personificação da patetice política. Agora, em linha com todo o seu mandato de 10 anos, ao longo do qual condecorou tudo e todos, condecorou também empresários, massivamente.

Empresários que, apesar de sistematicamente e permanentemente vilipendiados pelo poder político, acorrem solícitos para receberem a coleira dos submissos!

Para a receberem das mãos de um poder político inerte, decadente, maldizente precisamente do papel dos empresários na grandiosa feira de vaidades que é a sociedade portuguesa destes dias.

Para a receberem dos mais altos representantes de um estado que alguns publicamente referem como a Argentina da Europa.

O quadro não poderia ser mais desolador e demonstrativo da desnecessidade de um regime republicano porque, com o regime monárquico, sempre havia argumentos para a chegada da patetice à chefia do estado.

quinta-feira, janeiro 26, 2006

hope / Algarve

É a esperança que nos resta: um algarvio na Presidência da República e um americano no Algarve!
Mas não é um americano qualquer, é "o protótipo do homem de negócios", como refere o Correio da Manhã.
Tinha ou não razão em tê-lo tanto tempo na montra?

quarta-feira, janeiro 25, 2006

offside / é Trump a mais...

Não estará o Trump há tempo de mais em exposição aqui?

domingo, novembro 27, 2005

referências / DONALD TRUMP


"WHAT SEPARATES THE WINNERS FROM THE LOSERS IS HOW A PERSON REACTS TO EACH NEW TWIST OF FATE"
(Donald Trump, in 'Trumped! the inside story of the real Donald Trump - his cunning rise and specatcular fall', John R. O'Donnell with James Rutherford, New York, Star Books, 1992, p.258)

sexta-feira, novembro 25, 2005

hope / VISÃO DO ABANÃO SEM EUCALIPTO


Segundo Miguel Cadilhe - a quem se tem de adjudicar uma invulgar coragem para os tempos que correm -, Portugal já só lá vai com um abanão.
E não será Cavaco "O Reverente", a quem Cadilhe preferiria apelidar de "O Eucalipto", o homem capaz de abanar.
Cadilhe está a contribuir muito significativamente para demonstrar que, como em outros momentos determinantes da história de Portugal, as reservas da nação, essenciais para a ultrapassagem dos períodos mais críticos da vida do país, se encontram mais no norte do que em outro lado qualquer.
Haja esperança!