quarta-feira, fevereiro 08, 2006

fancy / o verdadeiro duelo e a verdadeira questão



A cena da OPA da SONAE à PT resumir-se-á a um duelo de banqueiros interessados no cash-flow de uma empresa que exibe a posição que tem hoje devido ao descarado abuso de posição dominante que vem praticando no mercado, sob os olhares cúmplices dos poderes públicos?
Nesse duelo será interessante perceber o posicionamento da Autoridade da Concorrência e de Abel Mateus, tão vilipendiado foi por um dos mais próximos de Ricardo Salgado, quando decidiu actuar perante a arrogância da PT no mercado.
Entretanto, que não restem dúvidas quanto ao fim acelerado da história de Portugal independente: o maior accionista da PT é a Telefónica! O banco que apoia integralmente a operação da SONAE, incluindo todas as linhas de crédito da PT, é espanhol!
A banca portuguesa, olhando sistematicamente para o umbigo, tem vindo a deixar cair empresa após empresa, grupo após grupo, imaginando ingenuamente que, sem uma base nacional sólida de empresas e grupos de dimensão média, pode alguma vez ir a algum lado ... !
A Belmiro e ao seu filho, nesta corajosa cruzada, fica a honra de quererem genuinamente um mercado com verdadeira concorrência, contra todos os poderes saqueadores deste pobre país.
Mas Belmiro já tem o Santander bem dentro de casa ...
A verdadeira questão será descobrir quais são os objectivos últimos do Santander e dos seus accionistas, ao apoiarem, como estão a apoiar, as grandes operações dos maiores empresários nacionais.
Não estará simplesmente a levá-los ao colo, na concretização de uma estratégia bem mais ardilosa do que parece?