quarta-feira, maio 17, 2006

offside / cervejas, futebóis e touradas




Sui generis o funcionamento da economia portuguesa e respectiva auto-regulação.
Foram as cervejas Cintra, inauguradas com pompa e circunstância, com Presidente da República e tudo (o Sampaio...), com financiamento bancário à força toda, Caixa Geral de Depósitos à cabeça. Era (e ainda é...) a terceira fábrica de cerveja em Portugal, país com menos habitantes do que Paris! Como era bem de ver, agora com falência no horizonte .
Foi o Alvaláxia, brilhante ideia do reputadíssimo empresário português José Roquete. Falhanço estrondoso, com financiamento garantido e venda anunciada com desespero. Era (e ainda é...) mais um centro comercial na selva de centros em que Lisboa e Portugal (considerada a dimensão de uma e outro) se estão a tornar.
É agora o novo Campo Pequeno, reaberto depois de mais de cinco anos de obras, a medirem-se com as de Santa Engrácia. Mais financiamento à toa, com mais um desastre à vista...
Quem suporta todos estes desvarios de empresários tidos como estrelas, num país em que os bancos financiadores de projectos claramente perdedores ab initio, se tornam gradualmente accionistas do interesse geral?