terça-feira, outubro 10, 2006

hope / O EXEMPLO


O novo Procurador Geral da República (PGR) tem uma boa deixa para dar o exemplo e mostrar a diferença, impondo um estilo condicente com o seu discurso de tomada de posse e com o discurso do Presidente da República.
É informar sobre o ponto em que se encontra o chamado caso do licenciamento do Freeport de Alcochete que, por duas vezes, veio a público num jornal semanário, O Independente, que, por acaso, até já fechou.
É publicar um relatório em que, de uma vez por todas, esclareça que a alta figura do Estado que é o Primeiro Ministro actualmente em funções, não teve definitivamente nada a ver com o assunto e que o processo se encontra encerrado.
“A grande corrupção, arrastando os grandes interesses, torna os poderosos mais poderosos e os fracos mais fracos”, disse o novo PGR, e bem. Então que dê conta de um caso que não está devidamente esclarecido em termos de informação à opinião pública sobre a respectiva investigação e que, portanto, deve ser objecto de uma posição inequívoca por parte da Procuradoria Geral da República.
É que a recente nomeação do homólogo francês do PGR, por Chirac, não dá assim tanto conforto como os discursos ouvidos poderiam prognosticar...