sexta-feira, julho 22, 2005

produtividade / DESLEIXO


O que se passa com os passeios de Lisboa é um exemplo, muito concreto, da cultura de produtividade predominante em Portugal.
Nada pode justificar a falta de segurança para os transeuntes, os incomportáveis custos de construção e manutenção, bem como o aspecto desolador de inúmeros passeios de 'calçada portuguesa', pela cidade fora.
As eventuais vantagens de beleza, em termos turísticos, são completamente anuladas pelo aspecto de desleixo que salta a vista de todos.
Já para não falar dos sérios riscos que os turistas, para além de todos os outros que visitam e trabalham na cidade, designadamente os mais idosos, correm de ir parar ao hospital.
A calçada portuguesa deveria estar circunscrita a uma zona da cidade onde fosse possível garantir uma manutenção adequada.
Introduzir e consolidar uma cultura de criação de riqueza em Portugal é avançar muito decididamente para acréscimos de produtividade de tal modo imperativos que, aspectos ainda que muito concretos como este dos passeios de Lisboa, rapidamente façam parte do passado.