sexta-feira, setembro 09, 2005

trapalhadas / ESTAGNAÇÃO versus CRESCIMENTO



Continua a já longa série de trapalhadas e episódios do governo de Sócrates, sem que Sua Excelência o Presidente desta República explique ao país se foi para isto que desencadeou o golpe de estado constitucional da dissolução da anterior Assembleia da República.
Não se trata apenas de mais uma trapalhada. Estamos já no domínio da hipocrisia.
Uma observação minimamente atenta do crescimento anunciado mostra que o indicador que melhor poderia traduzir a confiança dos empresários - o investimento -, diminuiu.
As exportações, indicador que traduz um crescimento saudável da economia, caíram 4,5%!
Por outro lado, o crescimento, de apenas 0,5% no 2.º trimestre deste ano, deve-se ao aumento da procura interna. E esta acelerou devido tão-só a um factor conotado com a própria crise que Portugal vive, ou seja, devido à antecipação de compras pelos portugueses no mês de Junho, para evitarem o aumento do IVA decretado pelo governo.
O crescimento da economia portuguesa no primeiro semestre mostra um crescimento de 0,1%, o que, analisando a sua composição, permite antever que, no cômputo anual, haverá recessão. O ministro das Finanças sabe disso e ficou-se pela admissão de estagnação.
O primeiro ministro, ao pretender fazer crescer a economia "por decreto", envolveu-se em mais uma trapalhada, mascarando a realidade com um desejo.
Mas as trapalhadas e a hipocrisia seriam ainda assim o menos mau que nos podia acontecer, porque, de facto, o que o comportamento do governo acaba por demonstrar é uma preocupante incompetência.