sexta-feira, outubro 07, 2005

marco / ARQUITECTURA PAISAGISTA EM PORTUGAL


"Eu creio que em primeira aproximação pode afirmar-se que a Arquitectura Paisagista está relacionada com todas as disciplinas espaciais que tratam do meio ambiente e dos seres vivos, como o arquitecto está para as disciplinas de engenharias das diversas especialidades que concorrem para a edificação. (...)
Dizem-nos que a nossa profissão é antes de mais artística na concepção apoiada em técnicas e ciências para o estudo e execução dos projectos. Acrescento que uma das características proprias da nossa arte é que concebe a quatro dimensões - as três do espaço - e o tempo. O arquitecto paisagista deve estar preparado para entender bem todos os factores ambientais macro e micro climáticos, solos, etc...e conhecer as possibilidades de vida e adaptação das plantas a estes factores com as modificações que se podem introduzir. Tem que conhecer profundamente os materiais com que trabalha sobretudo as plantas com quem necessita de ter convivido... conhecê-las pessoalmente! (...)
A tudo isto se acrescentam as qualidades artísticas de proporções e composição para que o conjunto resulte harmonioso desde o princípio e nas diferentes partes do seu desenvolvimento. (...)
Concluo com o mais importante: de par com a formação artística é indispensável conhecer-se também as bases científicas sem a qual a nossa actividade profissional resulta impossível."

Prof. Francisco Caldeira Cabral
Barcelona, Collegio de Arquitectura
Baleares, 11 de Março de 1978