sexta-feira, agosto 19, 2005

descaminhos / O GOLPE DE ASA


As notícias de hoje sobre o fecho das fábricas da DELPHI em Portugal, não são mais do que uma nova confirmação das políticas económicas estruturalmente erradas que Cavaco Silva tomou quando governou.
Artificialmente, a contra-ciclo das grandes movimentações já detectáveis no sector automóvel mundial, tardiamente, o homem que, aos olhos de alguns, aparece hoje como o único capaz de pôr isto direito, teimou em impôr a Portugal um 'cluster' automóvel ...
O resultado está bem à vista: cada governo que entra, e há trinta anos que, em média, entra um de dois em dois anos..., vai a correr bater à porta dos accionistas da AUTOEUROPA, oferecer tudo o que for preciso, para não abandonarem Portugal e fazerem cair a pique o PIB (2,5%) e as exportações (10%) nacionais.
Preocupou-se Cavaco então em recuperar e desenvolver o sector da construção naval, com fortíssimas tradições de engenharia, de técnica profissional, de concepção, de ensino, de operação?
Preocupou-se nessa altura Cavaco em saber que havia em Portugal uma fábrica do maior construtor de comboios do mundo, que era preciso enquadrar, essa sim, num cluster do sector ferroviário, tendo em atenção, também, o profundo enraizamento ferroviário que existe em Portugal?
Com o perfil psicológico que se lhe conhece, mais velho como está, existe alguma esperança que agora se emende?
Portugal precisa, como agora se diz, de um golpe de asa.
Inserido que está, crescentemente, num sistema económico global, onde a China e a Índia se tornarão 'players' determinantes, Portugal não pode ficar à mercê de mentes que não têm ideia criativa, inovadora, diferente das gastas ideologias dos séculos passados, ideia da função que Portugal deve escolher e estrategicamente aplicar no seu relacionamento internacional.
Cavaco Silva, como Mário Soares, contribuiram decisivamente para levar o país para o beco de desenvolvimento e de crescimento económico em que se encontra e do qual não o vão conseguir tirar.
Não são, seguramente, os visionários capazes desse golpe de asa!